As terras que, atualmente, constituem o município de Pedreira, originariamente pertenciam a Amparo e eram propriedade rural, desde o inicio do século XIX, de João Pedro de Godoy Moreira – avô materno do prefeito de Amparo, Capitão Damásio Pires Pimentel e pai do fundador, o coronel (patente não oficial, apenas consuetudinário), João Pedro de Godoy Moreira – o moço.
Em 1887 o fundador adquire de Jose Pedro Arruda gleba de sua fazenda Santa Ana e a anexa à sua “Fazenda Grande". A partir do loteamento e arruamento de parte de suas terras, nasce, junto ao rio Jaguari, a Vila de Pedreira no ano de 1889.
O pai do fundador já havia construído, em 1834, sua residência nessas terras e na qual nasceu, em 22 de dezembro de 1836, João Pedro. Esse imóvel, situado na Praça Epitácio Pessoa, 3, foi tombado pelo Património Histórico e é nos dias de hoje sede da Prefeitura Municipal.
O nome da cidade, erroneamente associado por muitos à grande quantidade de pedras, origina-se, na verdade, da abundante presença de "Pedros" na família Godoy Moreira, João Pedro, pai e filho e seus irmãos Bento Pedro, Antonio Pedro e Jose Pedro (o terreno aonde foi construída a Estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1875, foi doado por esse ultimo irmão).
Há na cidade logradouros e instituições que, em sua homenagem, ostentam o nome do fundador, Coronel João Pedro de Godoy Moreira.
|